|

Manga
no controle do diabetes
Dr.Paulo Giorelli

Camundongos
alimentados com uma dieta composta por 5% de farinha de manga, durante
três meses, tiveram uma queda de 66% em seus índices
de glicemia. O estudo foi realizado pela professora Jocelem Salgado,
da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade
de São Paulo, e publicado na revista "Plant Foods for
Human Nutrition".
"Os resultados foram positivos. A manga parece ter um bom potencial
para o combate do diabetes", disse Jocelem. Segundo a nutricionista,
os pesquisadores já sabiam que a fruta é rica em fibras,
particularmente pectina, uma fibra solúvel capaz de atrasar
o esvaziamento gástrico, tornando mais lenta a taxa de absorção
da glicose.
"O que estamos avaliando agora é a presença de
outros componentes com ação benéfica, como
compostos fenólicos e bioflavonóides", disse.
Segundo Jocelem, a manga utilizada no experimento era da variedade
tommy atkins. As frutas foram cortadas em pedaços de cerca
de 3 cm e colocadas para secar em estufa, com temperatura de 55
a 60o C, durante três dias.
No mesmo estudo realizado com os camundongos em laboratório,
foi observado que o nível de glicogênio hepático
dos animais estava 64% maior do que os verificados no grupo controle,
formado por animais que não se alimentaram com a dieta que
continha farinha de manga.
Em períodos menores, o mesmo efeito foi identificado. Os
pesquisadores deram a dieta com a farinha de manga, em proporções
diferentes (5%, 10% e 15%) por 30 dias para os animais diabéticos.
A queda de glicose no sangue também foi significativa.
"Precisamos agora avaliar se os mesmos efeitos encontrados
em animais experimentais se repetem em humanos. Estamos desenvolvendo
um protocolo clínico com a equipe do endocrinologista Antonio
Gagliardi, da Faculdade de Medicina da Universidade de São
Paulo", explica Jocelem. A expectativa é que o trabalho
com seres humanos esteja concluído no próximo ano.
|