|

Suco de laranja
pode reduzir pressão arterial, diz pesquisa
Em estudo inédito, realizado pela pesquisadora da Universidade
Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, Nancy Bonifácio,
constatou-se que o consumo de um a dois copos de suco de laranja
por dia pode influenciar na redução da pressão
arterial, do peso corpóreo, bem como da circunferência
da cintura (que determina a porcentagem de adiposidade corpórea).
A pesquisa, que será publicada no periódico científico
"Alimentos e Nutrição", foi realizada com
um grupo de 166 homens e 85 mulheres, com idade média entre
32 e 58 anos e que tinham à sua disposição
suco de laranja em todos os dias de trabalho. O objetivo foi investigar
os efeitos da ingestão habitual do suco de laranja sobre
os fatores de risco da doença cardiovascular (DCV). Os resultados
mostraram que a bebida está relacionada ao controle da pressão
arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD).
Durante a pesquisa, a amostra foi dividida de acordo com o consumo
da bebida e todos os indivíduos participaram de avaliações
para a pressão arterial e composição corporal.
Os resultados mostraram que os homens e as mulheres que tomavam
suco de laranja tinham 4% e 8% PAS e PAD respectivamente menores,
menor peso corpóreo e menor circunferência da cintura.
Estas características indicam que o consumo habitual do suco
teve conseqüências positivas para a saúde, reduzindo
os fatores de risco de DCV.
Os grupos de consumidores da bebida também apresentaram menor
porcentual de gordura corpórea, acima do limiar adequado,
e menor porcentual de pessoas com pressão arterial, acima
dos limites normais, o que traz conseqüências positivas
sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças
crônicas.
|