|

Cascas de frutas
cítricas podem fazer bem à saúde, diz pesquisa

Cientistas
dos Estados Unidos alimentaram ratos de laboratório com uma
dieta rica em colesterol e depois acrescentaram na alimentação
dos animais substâncias retiradas da casca de tangerinas e
laranjas.
Eles descobriram que as substâncias, conhecidas como flavonas,
diminuíram significativamente o nível do colesterol
LDL (Lipoproteína de Baixa Intensidade), o chamado "colesterol
ruim", no sangue dos animais. O estudo foi publicado no Journal
of Agricultural and Food Chemistry.
As flavonas são anti-oxidantes que pertencem a um grupo de
substâncias químicas conhecidas como flavonóides.
Elas estão presentes em vários frutos e legumes, assim
como no chá e no vinho tinto.
Um estudo piloto indicou que os humanos também se beneficiam
das cascas de frutas cítricas, e os pesquisadores estão
investigando se um suplemento que combina as flavonas com um tipo
de vitamina E pode reduzir os índices de colesterol. A pesquisadora
Elzbieta Kurowska, disse que o suco de frutas cítricas contém
quantidades muito pequenas das flavonas relevantes.
A casca, ao contrário, contém uma concentração
20 vezes maior da substância. No estudo, uma parte dos ratos
foi alimentada com as flavonas mais comumente encontradas em frutas
cítricas, a tangeretina e a nobiletina.
Uma dieta contendo apenas 1% dessas substâncias conseguiu
reduzir em 40% o colesterol dos animais. Um outro grupo de hamsters
teve sua dieta enriquecida com dois outros tipos de flavonóides,
a hesperetina e a naringenina. Essa dieta também reduziu
o nível de colesterol dos animais, mas só surtiu efeito
quando a dosagem foi aumentada para 3%.
Kurowska disse que, aparentemente, as substâncias têm
a capacidade de diminuir a secreção de colesterol
pelo fígado. "Nós acreditamos que os super-flavonóides
têm o potencial de rivalizar e até bater o efeito redutor
do colesterol de alguns remédios, sem o risco de efeitos
colaterais", disse a pesquisadora.
A nutricionista Sarah Schenker, da Fundação Britânica
de Nutrição, disse que para saber se as flavonas serão
úteis em tratamentos com seres humanos será preciso
estabelecer quão potente é o seu efeito.
Segundo ela, as substâncias em uso atualmente, as estatinas,
são muito potentes. Estudos anteriores também indicam
que sucos cítricos podem reduzir os riscos de câncer.
Toda
Fruta, agosto de 2005
|